Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

quarta-feira, 13 de junho de 2012

RECITAL DE VIOLA CAIPIRA E DE COCHO

Acho que pra você entender um pouco a alma brasileira você tem que entender um pouco a alma da viola”.
(Arte Gráfica: URUCUM - Eduardo Bernardt)
 
  Viola caipira, viola cabocla, viola de dez cordas, viola de pinho, viola brasileira, viola de 
 arame, viola do capeta, viola sertaneja, mocinha, delicada. Independente do formato, do uso, da maneira de tocar, de afinar, a viola jamais perderá sua sonoridade puramente brasileira. E estará vinculada a uma série de manifestações culturais tradicionais do nosso povo, fruto da miscigenação das culturas diversas. Ela expressa “a identidade de um universo cultural povoado de bichos, gente, santos, mitos, lendas e histórias fundamentais para a manutenção da riqueza simbólica de nosso país”.
 E é com essa idéia que as violas de Du Machado e Fábio Neves serão apresentadas no Centro Cultural Parque das Ruinas em Santa Teresa no Rio de Janeiro. Serão somente duas apresentações do recital Prosa de Violas nos dias 14 e 28 de Julho às 16 horas.

 O Prosa de Violas é um projeto idealizado em 2011 pelos músicos Eduardo Machado e Fábio Neves criado para valorizar a produção cultural da viola caipira e da viola de cocho. Sua proposta artística reúne um roteiro formado por músicas selecionadas do cancioneiro tradicional e por peças instrumentais, escolhidas por favorecerem as peculiaridades dos instrumentos, bem como as performances dos violeiros. O projeto evidencia as diferenças de linguagens musicais, tais como toques, ritmos e ponteados, praticadas conforme sua incidência geográfica, somando a isso o emprego de causos e poesias apresentados com artifícios cênicos. Seu diferencial é levar ao público fluminense os universos simbólicos, culturais e de crenças que envolvem a magia da viola caipira e também da viola de cocho.
S E R V I Ç O
Recital de violas PROSA DE VIOLAS
Local: Centro Cultural Parque das Ruinas.
Rua Murtinho Nobre 169
Santa Teresa - Telefone: (21) 2215-0621 e (21) 2224-3922 - Rio de Janeiro
Dias 14 e 28 de Julho às 16 horas
Entrada Gratuita
 

3 comentários:

  1. Olá, cheguei, gostei e fiquei...
    :)
    Seguindo seu blog
    Também gosto muito de uma viola

    Abraços
    www.simplicidadepenochao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah que bom Amanda! Vi que nossos sítios virtuais têm muitas coisas em comum além da simplicidade! Obrigado e seja bem vinda sempre! Beijão!

    ResponderExcluir