Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

domingo, 8 de setembro de 2013

Palmas, Pés e Viola - O catira no triângulo mineiro

O Catira

(Catira - Helena Coelho)

     A "Catira", também conhecido como cateretê, é uma dança do folclore brasileiro ao som da viola caipira, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos ou catireiros, como são chamados. De origem ainda pouco conhecida, com influências indígenas, africanas e européias, a catira ou "o catira" tem coreografia executada na maioria das vezes por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam normalmente no rítmo do recortado. Há no Brasil danças com semelhanças muito parecidas como o fandango, lundu e curraleira, mas todas se distinguem entre si pelas suas características próprias e distintas. Até mesmo a coreografia da catira apesar de parecer semelhante varia bastante em determinados aspectos, havendo diferenças nitidas de uma região para outra. 

"Palmas, Pés e Viola - O catira no triângulo mineiro" é um documentário selecionado e participante do 1º Festival Integração de Documentários. O concurso organizado pela TV Integração, selecionou um roteiro inédito que foi produzido pelas estudantes de Comunicação, Mariana Goulart Hueb, Nayla Gomes, Larissa Rosa Netto juntamente com a equipe de jornalismo da emissora. O resultado deste trabalho pode ser admirado através de cinco capítulos distribuídos em três vídeos que resume as apresentações e o desempenho de cada grupo de catireiros. São demonstrações de catireiros de Ituiutaba, Uberlândia e de Uberaba. Depoimentos e demosntrações de amor e dedicação a uma manifestação tão linda e interessante e pouco conhecida como muitas manifestações folclóricas do Brasil. 

 (O Catira Feminino - Helena Maria Boaretto Paula Vasconcelos - Uberaba – MG, 1949 - Acrílica sobre tela - 50 × 70 cm)

 Sendo executada na maioria das vezes por homens, "o catira" no triângulo mineiro demonstra suas mudanças e adaptações. Como o aprendizado da viola, ainda hoje passado de pai para filho, vem tendo participações especiais de crianças, mulheres jovens e mulheres da melhor idade, tornando a dança mais linda e atraente.

O documentário apresenta depoimentos de Gilberto de Andrade Rezende, Alexandre Saad, Carlos Augusto Queleu, Wosley Torquato, Lindomar Antonio, Romeu Borges e Romeu Borges Junior.  Guilhermina Vilela Mendes, Rosina Sanchez, Jane Rodrigues Alves, Jessica Ribeiro, Tarciso Manuvei, Lidiane Costa, Renato Dias e Faustino e de outros importantes nomes. 

 Confira e conheça um pouco dessa arte centenária do triângulo mineiro! Lindas imagens! 

É lindo de ver!


Palmas, pés e viola - o catira no Triângulo Mineiro Parte 1, 2 e 3




Palmas, pés e viola - o catira no Triângulo Mineiro Parte 4




Palmas, pés e viola - o catira no Triângulo Mineiro Parte 5



Um comentário: