Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Berna Reale: Vazio de Nós

 
Foto: Leandro Franco Minervino

Quero dar uma dica de arte e de artista que venho admirando cada vez mais ao adentrar em um mundo de criação e expressão catártica. É impactante ver suas performances apesar de ter visto somente através de alguns poucos vídeos. Suficientes para saber que estamos diante de uma artista comtemporânea das mais valiosas. Simples pérola em um mar de violência aguda contra o homem, seu espaço, suas idéias e contra ele próprio. Berna Reale nos mostra isso através de fotos e vídeos com imagens simbólicas e intrigantes. Convido todos a conhecer sua arte, sua alma e compartilhar emoções e um conhecimento reservado somente aos bruxos e feiticeiras e alguns poucos filósofos sensíveis às nuances do comportamento humano. Aproveito e estendo o convite à sua exposição "Vazio de Nós" que estará no MAR (Museu de Arte do Rio) até o dia 08 de Dezembro de 2013. Conheça um pouco a sua arte. Aproveite!

 

 
Foto: Leandro Franco Minervino  

"Berna Reale reflete sobre o mundo e a vulnerabilidade humana. Sem ser uma jovem artista, ela há pouco vem despontando fora de Belém do Pará, onde vive e trabalha. Formada em licenciatura em artes, Reale é também perita criminal, atividade infiltrada no tecido social que concretizou a problemática da dicotomia centro/periferia como o tema da sua obra." 

 

Foto: Janduari Simões  

Assim, Vazio de Nós critica as injustiças e desassistências sociais que produzem um enorme contingente de indivíduos sem sonhos, habitantes de zonas marginalizadas constituintes de uma geografia global da exclusão.

 

 Foto: Ernani Sousa


 Esta individual traz ao MAR cinco performances para vídeo realizadas entre 2011 e 2013 em Belém. Sem/Título, Palomo, Ordinário, Soledade e Americano são obras dedicadas às vítimas de abusos de poder; de comandos de extermínio; aos encarcerados; aos que enlouquecem na indigência social, nas ruas ou nas mãos do Estado.


 Foto: Janduari Simões

Berna Reale
Berna Reale estudou arte na Universidade Federal do Pará. Entre as exposições de que participou destacam-se Bienal de Cerveira, 2005; Bienal de Fotografia de Liège, 2006, From the Margin to the Edge, na Somerset House, Londres, 2012; e Amazônia – Ciclos da Modernidade, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2012. Recebeu o Grande Prêmio do Salão Arte Pará, Belém, 2009, e foi selecionada pelos programas Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2012-2013 e Pipa 2012-2013. Vive e trabalha em Belém

SERVIÇO:
Exposição:  "Berna Reale: Vazio de Nós"
Datas 03/09/2013 a 08/12/2013 Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h. Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos. 
Local: MAR - Museu de Arte do Rio -Praça Mauá, 5, Centro - CEP 20081-240 -Rio de Janeiro/RJ -(21) 3031 2741






Nenhum comentário:

Postar um comentário