Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pan

(Foto: Du Machado)

PAN
         Na mitologia grega é o deus dos rebanhos e dos pastores, mencionado geralmente como filho de Hermes. Oriundo da Arcádia, mas cultuado em toda a Grécia, Pan mostrava-se como um demônio com a aparência de homem da cintura para cima e como bode da cintura para baixo, com chifres caprinos. Pan seria filho de Penélope com Hermes (ou com todos os pretendentes à sua mão), ou de Urano (o Céu) e Gaia (a Terra), ou de Cronos e Rea, ou de Zeus e de Híbris, ou de Zeus e da ninfa Calisto, ou de Áiter com a ninfa Oinoe, ou do pastor Crátis com uma cabra. Finalmente ele seria filho de Hermes com a filha de Dríops. Nesta última versão da lenda sua mãe teria ficado assustada com o filho monstruoso que dera à luz, mas Hermes envolveu o recém-nascido numa pele de lebre e o levou para o Olimpo. Lá ele foi recebido por todos os deuses, principalmente Diôniso, em cujo cortejo Pan aparecia juntamente com os sátiros e Sileno, aos quais se assemelhava. Os deuses ter-lhe-iam dado o nome Pan porque ele agradava a todos (Pan em grego é igual a “tudo”) Numa das fontes da lenda Pan aparecia como irmão gêmeo de Arcás, herói epônimo da Arcádia.

  A atividade sexual de Pan, como a dos Sátiros, era incessante, seja com ninfas, seja com rapazes, e quando lhe faltavam parceiras ou parceiros ele satisfazia-se a si mesmo. Os romanos identificavam geralmente Pan com o seu deus Fauno, e às vezes com Silvano.
Era visto normalmente tocando uma flauta com a qual atraia e seduzia quem e o que ele desejasse. As fotos foram tiradas de uma estátua de um hotel em Petrópolis-RJ. Aqui Pan parece possuir uma mulher.
     

Fonte: Dicionário de Mitologia Grega e Romana de Mário da Gama Kury

Um comentário:

  1. Dudu, maravilhosa narrativa mítica... Parabéns pelo blog, Abraço, Miguel

    ResponderExcluir