Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Descobrindo Salamanca - Espanha - PRIMEIRA SEMANA

Descubriendo Salamanca - España
 Edifício de Aulas Juan del Enzina
DIA 11 DE AGOSTO (SEGUNDA) Foi osso acordar depois de uma noite quase toda em claro! Com reunião informativa marcada para as 08:00 horas no Edifício Juan del Enzina, na Plaza de Anaya fomos recebidos por Carmem Mota, responsável pela recepção dos alunos e organizadora das atividades acadêmicas. Depois tivemos uma prova de classificação e nivelamento as 09:00 horas com uma curta duração. Pra quem não dormiu direito e estava cansado imaginem como me saí!

 Até que fui melhor do que imaginei. Conto daqui a pouquinho. Antes, da saudação oficial de boas vindas marcada para as 12:00 horas eu encontrei pelas ruas, amigas do Piauí, MG e TO que fiz durante a viagem e tivemos a sorte de encontrar um professor da Universidad de Salamanca que saiu com a gente pelas ruas nos dando uma aula de história de alguns prédios e monumentos do centro histórico da cidade. 

Nos falou de curiosidades e de pessoas importantes.
 Foi massa!  
12:00 horas tive que ir para da saudação oficial de boas vindas aos alunos com a Vice-Reitora de Internacionalização e toda equipe Directivo de Cursos Internacionales, Director del Centro de Estudios Brasilenõs y Director Coordinador de Universidades de Castilla y León del Banco Santander. Lá no Edificio Histórico de la Universidad além da saudação oficial pude me contagiar com as salas de aulas e seus móveis ainda preservados onde aconteciam as aulas com os mais renomados professores da antiguidade como o Fray Luis de Léon. 

E me deparei com várias portas e janelas do conhecimento!


Não sei porque mas por um momento me senti no filme "O nome da Rosa" de Jean-Jacques Annaud baseado no romance homônimo do crítico literário italiano Umberto Eco.


Para as 19:00 horas estava marcada no Salón de Actos del Edifício de San Boal a entrega dos resultados da prova de classificação e os horários das aulas e suas respectivas salas. Como tinha dito anteriormente minha classificação não foi tão desastrosa quanto eu esperava. Para quem estava se preparando para o nível básico eu fiquei surpreso ao me colocarem em um nível intermediário. Bom? Sei não. Sinal que tenho que estudar mais para acompanhar a turma. Tô lascado!  Finalizado o evento voltei para o dormitório para jantar e descansar para a primeira aula de amanhã.


DIA 12 DE AGOSTO (TERÇA)  Tenho tido problemas para dormir. Percebi que tenho grande sensibilidade com o fuso horário local. Então acabei indo para a primeira aula quebrado de sono, mas muito empenhado. Depois da aula eu fui tentar tirar umas fotos. Foi aí que descobri que não levei a bateria da máquina fotográfica, resultado do descanso contido. Então fui direto para o dormitório almoçar e aproveitar para dormir a tarde toda. Queria aproveitar ainda o tempo para andar um pouco pela cidade e conhecer lugares ainda não visitados. Mas antes me dei ao luxo de relaxar na banheira pra ver se melhorava o estado físico e mental. (risos) Nossa! Pensei que estivesse no céu!


 Até tive a inspiração de criar o minha primeira "película" internacional, batizada de "CAIPIRA OSTENTAÇÃO - Descubriendo Salamanca - España." Sem pretensão alguma foi só uma forma de registrar aquele maravilhoso momento e brincar com a câmera. Gostei do resultado. Ficou assim um curta de gênero suspense relaxante. Podem conferir aqui ó! 

 
CAIPIRA OSTENTAÇÃO - Descubriendo Salamanca - España
Trilha sonora: Guitarra espanhola e Rafael de Dios
Direção: Du Machado
Produção: Du Machado
Roteiro: Sem roteiro
Elenco: Du Machado
Gênero: Suspense relaxante.

Pois bem, depois dessa produção artística e desse banho relaxante fui jantar e aproveitar um pouco a noite para dar uma caminhada. 


Acabei me encontrando novamente na Plaza Mayor com muitas pessoas e grupos de artistas tradicionais tocando e cantando de forma cênica muitas músicas e cantigas que eu nunca havia ouvido e outras bem conhecidas com versões lindas com os rítmos típicos da espanha. 

 
Muito legal ver as pessoas se divertido com a música e com a encenação das canções. Vendo turistas animados com a função e a população local participando.


Foi muito bom. Voltei pra casa revigorado. Tratei de concluir minhas obrigações acadêmicas para o dia seguinte e fui dormir.

DIA 13 DE AGOSTO (QUARTA). Mal cheguei na sala de aula e já estava com o pé todo arrebentado por um sapato novo e ainda com sono por não ter dormido bem novamente. Com as aulas foi tudo bem. Fiz amizade com um grupo de estudantes de Hong Kong muito simpáticos e um tanto divertidos com seu jeito típico. Ainda me apelidaram de Johnny Depp. Uma honra ser comparado com tal artista. Devo ter alguma semelhança. Quem sabe um dia a conta bancária também possa sofrer considerável semelhança e me dar condições de viajar ainda mais. No caminho de volta passei pela Plaza Mayor para tomar sol e "sacar" uma fotos.

Foto: Colega de Hong Kong que não me lembro o nome.
 


Depois fui direto pra "casa" tirar o sapato assassino, almoçar e descansar um pouco para mais tarde caminhar novamente em torno do Rio Tomes e conhecer a outra ponte ou Poente Nuevo ou Puente de Enrique Estevan. 

 Puente de Enrique Estevan.
Ela começou a ser construída em 1902 e após inúmeras interrupções foi inaugurada em 1913.


Ela começou a ser construída em 1902 e após inúmeras interrupções foi inaugurada em 1913. A sua função principal foi substituir a Puente Romano. Graças aos esforços do vereador Enrique Estevan Santos foi planejado e decidido construirem a ponte paralela a existente. Paralela mas nem tão perto.
É uma centenária ponte metálica, que possui seis arcos de 43 metros. Cada um suspenso por grossos pilares de granito.


Continuei o passeio tentando fotografar paisagens de todos os tipos


 Tendo sempre como referência para o caminho de volta a direção da Plaza Mayor e as Catedrais Velha e Nova que tem sido a bússola de qualquer pessoa que anda por Salamanca.


 Voltando pra "casa" passei pela Rúa Mayor e entrei numa doceria pra comprar uns doces típicos daqui, recheados com chocolate e caramelo que agora não me recordo o nome. Mas procurar saber pra registrar aqui, porque é muito gostoso. Quem vir a Salamanca tem que experimentar esses doces. Maravilhosos. Bem, há muitos. Por enquanto experimentei só esses.






 

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário