Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

IMPRESSIONISMO

IMPRESSIONISMO
Paris e a Modernidade - Obras-primas Mussée d'Orsay
direto para o 
Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB)

   A Colheita, 1851 de Charles-François Daubigny

O Ministério da Cultura e o Banco do Brasil apresentam Impressionismo: Paris e a Modernidade, exposição que traz, pela primeira vez ao Brasil, mais de 80 obras primas de  pintores como P. August Renoir, Giovanni Boldinni, Paul Guigou, Claude Monet, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh.

 Gabrielle e Jean Renoir, 1896 de P. August Renoir

As obras-primas são da coleção do Museu D'Orsay de Paris, um dos mais visitados museus do mundo, dedicado à arte do século XIX e, sobretudo, ao Impressionismo, movimento ligado ao início da Arte Moderna.  
 
Baile  ou  Noite – James Tissot

É de se encantar com tantas obras maravilhosamente lindas e delicadas dos mais expressivos nomes da arte moderna, expostas no Centro Cultural do Banco do Brasil do dia 23 de outubro de 2012 até o dia 13 de janeiro de 2013 e com entrada franca. 

 La salle de danse à Arles, 1888  de Vincent Van Gogh

Estão lá obras de Claude Monet e Van Gogh. Só fiquei decepcionado por ter encontrado somente um exemplar de Van Gogh. Mas está lá junto com outras tantas obras lindas de de Claude Monet, P. August Renoir, Charle-F. Daubigny, Alfred Stevens e muitos, muitos outros.

O Banho, 1867 de Alfred Stevens

A exposição tem como núcleo a cidade que por excelência, foi associada ao conceito de modernidade. Conhecida como a "cidade luz", Paris teve um lugar central no desenvolvimento da arte impressionista, em que a luz e o movimento foram escolhidos como elementos centrais e a representação realista foi deixada de lado. A cidade, que reuniu os maiores pintores do século XIX, norteia a organização desta exposição.

 Lago das Ninfeias, Harmonia Verde, 1899 de Claude Monet

Estão lá, não são cópias. Obras-primas reais dos Caras. Inacreditável você estudar um artista que influenciou uma tendência artística, ver nos livros fotos das obras desses artistas e depois vê-las de perto. Pra quem é um tanto sensível é emocionante. Foi o que aconteceu quando vi o  Lago das Ninfeias, Harmonia Verde, 1899 de Claude Monet. 

Cena de Festa no Moulin Rouge, 1889  de Giovanni Boldini

Essa imperdível exposição além de oferecer o contato com um conjunto de obras de mestres da arte Impressionista, oferece também uma oportunidade para pensar sobre um momento importante na formação da sensibilidade moderna e para compreendê-la melhor.

Les Alyscamps, 1888  de Paul Gauguin 

Como se trata de uma exposição única e inédita no Brasil, possivelmente vocês não encontrarão uma fila de quarteirões como aconteceu em São Paulo, mas ainda assim terão que passar alguns minutos na fila até aguardar a  sua entrada que é monitorada por seguranças. Também não podemos exigir muito não é mesmo? Já que não teremos que pagar nada pelo presente. Então não percam!!! Corram e divulgue a quem puder. 
  Duas meninas no piano, 1892 de Pierre-Auguste Renoir

 SERVIÇO:
   Exposição:
IMPRESSIONISMO
Paris e a Modernidade - Obras-primas Mussée d'Orsay
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
 Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - 1º andar
Quando: 23 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013
Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020
Entrada franca
 
Fonte: bb.com.br/cultura
 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário