Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

DALÍ: A DIVINA COMÉDIA

IMPERDÍVEL!!!

"DALÍ: A DIVINA COMÉDIA" convida a um passeio pelo espaço das almas, através de uma coleção de cem aquarelas do pintor catalão Salvador Dalí (1904-1989), inspirado no clássico "A Divina Comédia" do poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321)
 A exposição "Dalí: A Divina Comédia" reúne na Caixa Cultural no Rio de Janeiro 100 gravuras do pintor surrealista Salvador Dalí, inspiradas em uma das maiores obras da literatura mundial, a "Divina Comédia" de Dante Alighieri.
     A coleção é uma das mais originais já produzidas, com alusões ao mundo dos sonhos e do subconsciente.

Além da exposição serão realizadas atividades complementares como uma visita guiada com os curadores além de uma oficina aberta ao público e um folder. Essas atividades paralelas buscarm aproximar o público da obra desses dois grandes artistas.

Salvador Dalí i Domenech Felip Jacint Domènec, conhecido como Salvador Dalí, foi um pintor espanhol considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Nascido em Figueras no dia 11 de maio de 1904, morreu em sua própria cidade natal em 23 de janeiro de 1989. 



Admirador da arte renascentista, grande desenhista, apaixonado pela escultura, a moda, a fotografia e o cinema, Dalí criou um estilo pessoal facilmente reconhecível pela sua imaginação excêntrica. Entre os seus símbolos iconográficos se incluem os relógios moles, os elefantes, os ovos, as formigas e os caracóis. Dalí produziu cerca de mil e quinhentas pinturas durante sua carreira além de inúmeras ilustrações, litografias, desenhos e esculturas.



Várias ilustrações de "A Divina Coédia" surgem com uma maneira única de ver o cosmos dantesco e de reescrever os cantos da vida e da morte. A obra de Dalí foi encomendada pelo governo italiano na década de 50, por ocasião das comemorações dos sete séculos da "Divina Comédia"

Dante Alighieri foi poeta, filósofo, político e "pai da língua italiana". Nasceu em Florença em 1265, e morreu de malária em Ravenna no dia  14 de setembro de 1321, aos 56 anos de idade. Sua "Divina Comédia" é uma obra-prima da litereatura mundial e foi um salto de transição do pensamento medieval ao renascentista.

O poema sagrado de Dante não foi escrito em latim como era o costume no seu tempo, mas na voz do povo, no dialeto toscano, semente do italiano atual.
Dante e Dalí, se realmente morreram, estão a salvo do medo de serem esquecidos.


"De espíritos imenso duplo bando,
Um contra outro às gritas aguerridas,
Grandes pesos co'os peitos nus rolando."
 ***


"Esse, que sofre aí pena dobrada,
É Judas Iscariote, disse o guia, 
co'as pernas fora e a caveça abocada..."
***
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO: "Dalí: A Divina Comédia"
Entrada Franca
Classificação 12 anos
Data: De 17 de Julho à 02 de Setembro de 2012
Local: Caixa Cultural do Rio de Janeiro - Galeria 3
Av: Almirante Barroso 25, Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ao lado da Estação Carioca de Metrô
Horário: De Terça-feira à Domingo, das 10 às 21 horas
Informações: (21) 3980-3815 ou (21) 2544-4080

FONTE: Catálago Exposição






Nenhum comentário:

Postar um comentário