Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Fogo

 
(Foto: Du Machado)

"Bastião - Ô sei... tem um fogo sufegano seu coração.
Antônio - Será que é fogo do demo?
Bastião - Acho que é fogo de paia Antônio.
Antônio - Mas se for o amor?
 Essa pessoa é minha neblina que ofusca o pensar e me faz doer de atormentantes idéias. Figurar dela tão formosa no facilitar de amores com alguém, nos levados fogos, me obriga a pensar doidera! Fico desgostoso por não conseguir vigiar por sua virtude."

(Trecho adaptado da peça "Ser tão de Rosa ou o ritual do pacto do violeiro com o diabo", livremente inspirado nos textos de João Guimarães Rosa

(Foto: Du Machado)
Chama
     Em todas as tradições, a chama (flama) é um símbolo de purificação, de iluminação e de amor espirituais. É a imagem do espírito e da transcendência, da alma e do fogo. No seu sentido pejorativo e noturno, chama pervertida, ela é o brandão da discórdia, o sopro ardente da revolta, o tição devorador da inveja, a brasa calcinante da luxúria, o clarão mortífero da granada.
Vela: é símbolo de luz e fé. O simbolismo da vela está ligado ao da chama. Na chama de uma candeia todas as forças da natureza estão ativas, dizia Novalis. A cera, a mecha ou pavio, o fogo, o ar que se unem na chama ardente, móvel e colorida, são eles próprios uma síntese de todos os elementos da natureza. Mas esses elementos estão individualizados nessa chama isolada. Símbolo da vida ascendente a vela é a alma dos aniversários. Tantas velas, tantos anos e tantas etapas no caminho da perfeição e da felicidade. As velas acesas ao pé de um defunto simbolizam a luz da alma em sua força ascensional, a pureza da chama espiritual que sobe para o céu, a perenidade da vida pessoal que chega ao seu zênite.

Fonte: Dicionário de Símbolos

Nenhum comentário:

Postar um comentário