Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um mistério a ser revelado.


(Foto: Igor Rodriguez)

A primeira vez que ouvi o som de uma viola de cocho pensei que estivesse dentro de uma vereda ouvindo as águas, os bichos. Estava de frente pra um mistério a ser revelado. Decidi possuir uma pra tentar entender o que ela tem que encanta tanto.
Encontrada no centro oeste brasileiro especialmente no Mato Grosso, ela é importante nas funções do Cururu, Siriri e outras tantas manifestações culturais. Poucos sabem mas é tombada como patrimônio cultural do Brasil.
A viola de cocho em que toco é uma relíquia por se tratar de um instrumento genuinamente tradicional, feita pelo  senhor Manoel Severino, artesão dos arredores de Cuiabá-MT.
Em um encontro casual tive o prazer de vê-la sendo tocada por Hermeto Pascoal.
Destaco referências como Roberto Corrêa, Daniel de Paula, Abel Santos A. Filho e Bráz da Viola, importantes violeiros e pesquisadores  do instrumento.  Sem esquecer Julieta de Andrade, a Orquestra do Estado de Mato Grosso através de seu maestro Leandro Carvalho e o IPHAM (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Para aqueles que queiram comigo descobrir o mistério Viola de Cocho, as referências acima são um bom começo. Vale a pena! Porque como diz Paulo Freire: “A viola carrega um mundo”, e não importa se é de buriti, de arame ou de cocho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário