Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fórum Shakespeare 2014

  
09 a 23 de abril de 2014 CCBB Rio de Janeiro

Amor, guerra, corrupção, poder, liberdade. Por quê a obra de Shakespeare é tão atual?
Após 20 anos, o Fórum Shakespeare retorna ao Centro Cultural Banco do Brasil para explorar e repensar o legado do mais famoso dramaturgo do mundo. E claro, para celebrar seu 450ª aniversário.
O Fórum traz grandes nomes da academia e do teatro britânicos pela primeira vez para o Brasil, como o ator Greg Hicks e o escritor Jerry Brotton, para uma série de oficinas teatrais, seminários, palestras e masterclasses nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. Uma instalação inédita da fotógrafa Ellie Kurttz apresenta montagens de Shakespeare nos palcos das maiores companhias teatrais do Reino Unido.

Para a cidade do Rio de Janeiro haverá uma programação repleta de atividades e novidades como a apresentação da Oficina Teatral para Atores e Diretores pelo premiado ator britânico Greg Hicks, membro da The Royal Shakespeare Company desde 1976. Tendo recebido importantes prêmios no teatro internacional e participado de grandes montagens além de participar de séries para TV e de filmes. Também participarão das oficinas o Mestre de Capoeira Carlo Alexandre, do diretor teatral Michael Corbidge, e dos participantes das oficinas teatrais do Fórum Shakespeare selecionados para um Masterclasse Fórum Shakespeare que será apresentado ao público no dia 14 de Abril às 19 horas no CCBB - Rio de Janeiro.

 O premiado ator  Greg Hicks, membro da The Royal Shakespeare Company


Haverá uma exposição inédita de Ellie Kurttz, uma das principais fotógrafas de teatro da Inglaterra. Composta por fotografias de produções da Royal Shakespeare Company, do Shakespeare’s Globe e de companhias de todo o mundo, que visitaram os principais palcos ingleses durante festivais internacionais de Teatro Shakespeariano, assim como imagens exclusivas dos bastidores. Com concepção visual assinada por Gringo Cardia, a mostra apresenta imagens que prometem surpreender os visitantes, com classificação de 12 anos. 

Para o lançamento do Fórum Shakespeare 2014 está marcada uma mesa-redonda, reunindo grandes vozes do teatro nacional para conversar sobre a importância do mais famoso dramaturgo do mundo na produção contemporânea nacional. Com mediação de Paul Heritage, professor de artes dramáticas da Queen Mary University of London e Diretor Artístico da People’s Palace Projects do Brasil. Os convidados são Amir Haddad, ator, diretor de teatro e fundador do grupo Tá na Rua; Guti Fraga, presidente da Funarte e fundador do Grupo Nós do Morro; e grandes atores. E participação especial de Bárbara Heliodora, ensaísta, tradutora e crítica de teatro. Classificação: 16 anos.

 Amir Haddad
                                                                                           Bárbara Heliodora


 
Guti Fraga

Enrique Diaz
Outro destaque é o debate sobre a produção, a percepção e a transposição da obra de Shakespeare para outros contextos culturais, com mediação de Heloisa Buarque de Hollanda, professora, crítica literária e pesquisadora. Tendo como palestrantes Aderbal Freire Filho e Enrique Diaz, diretores teatrais; e Geraldo Carneiro, poeta, letrista e roteirista.
Aderbal Freire Filho                   

O Fórum Shakespeare é uma realização do CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura com produção da People’s Palace Projects e People’s Palace Projects do Brasil. O Fórum faz parte do programa Transform do British Council e conta com o apoio do Arts Council EnglandQueen Mary University of LondonThe University of Warwick e da Fundação Nacional de Artes - Funarte.



 Confira a programação completa na imagem do flyer acima ou acesse http://www.peoplespalaceprojects.org.uk

Classificação indicativa: Exposição Shakespeare/Ellie Kurttz: 12 anos |Oficinas teatrais, mesa-redonda, palestras e masterclasse: 16 anos
 
Fórum Shakespeare Rio de Janeiro
09 a 14 de abril de 2014
Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – RJ, CEP 20010-000
Tel. (21) 3808-2020  / bb.com.br/cultura – twitter.com/ccbb_rj – facebook.com/ccbb.rj
SAC 0800 729 0722 – Ouvidoria BB 0800 729 5678 – Deficientes Auditivos ou de Fala 0800 729 0088.