Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

terça-feira, 18 de março de 2014

Viola Instrumental - Livros, Métodos, Partituras, Tablaturas e Composições

Foto: Andressa Martins
(Viola de Cocho por Manuel Severino - Cuiabá-MT / Viola Caipira por Levy Andrade - Ibiá-MG)


 Temos assistido nos últimos anos a um intenso renascer de valorização e manifestação das culturas ligadas às violas brasileira, especialmente às violas de cocho e viola caipira. A viola e todo o conhecimento nela entorno estava esquecida ou cuidadosamente guardada por mestres e alguns poucos defensores de sua cultura. Há alguns anos iniciou-se um movimento de revitalização e socialização do conhecimento apreendido por alguns violeiros, pesquizadores e amantes desses instrumentos, antes passados somente pela oralidade. Este conhecimento ainda continua guardado na memória de mestres e violeiros tradicionais que herdaram de seus pais e avós, e que por trazerem, na sua forma de tocar, a tradição ancestral da viola,  deverá ser preservado seja em registro ou em leis de incentivos de preservação cultural para mais tarde servir a gerações futuras.

Hoje a situação é bem mais confortável do que 30 anos atrás para aqueles que se interessam no aprendizado da viola. Encontramos um bom acervo escrito em livros, métodos, apostilas, sitios virtuais, vídeos, áudios e tantos outros meios de registro e transmissão do conhecimento. Mas nada se compara ao conhecimento transmitido à aqueles que se empenham em ir a campo ou dos que dele vieram trazendo junto um pouco da ciência do violeiro, antes restrito aos genuínos guardadores de sabedoria, os mestres tradicionais. 

Há que se ter consciência que esse conhecimento não se restringe somente às músicas ou a maneira de tocar viola. Ele deve ser mais amplo, deve ser apreendido por todos os poros da sensibilidade do violeiro. Devemos ser conscientes de que a viola tem uma cultura própria e especial e que não se encontra somente nos métodos e livros sobre o assunto.

Cito palavras de Ivan Vilela no prefácio de Viola Caipira - Arranjos Instrumentais de Músicas Tradicionais de João Paulo Amaral:  "Neste renascimento da viola temos observado algumas mudanças no que toca à transmissão dos conhecimentos acerca do instrumento. Se antes o violeiro era, na maioria das vezes, um autodidata, cada vez mais temos reparado o crescimento de pontos onde a viola é ensinada. Alguns métodos surgidos para viola acabaram copiando padrões de métodos voltados à música clássica. Se por um lado foi importante trazermos abordagens técnicas apuradas à luz da viola, por outro se esqueceu de incorporar nestes métodos os elementos populares idiomáticos que sempre fizeram parte de seu universo." 

As palavras acima nos serve para uma reflexão de que muito se fez e se faz para o aprendizado das violas. Mas muito deverá ser encontrado ainda. E graças a algumas pesquisas de importantes estudiosos, violeiros e curiosos do tema, há muito material para embrenharmos nesse mundo maravilhoso que é o mundo das violas brasileira. 

Foto: Divulgação - Site http://www.gp1.com.br
Viola de Buriti  por Maurício Ribeiro - Tradição do Povoado Mumbuca - Jalapão - TO
 
Com acervo especulativo, prático e de registro de algumas composições tradicionais e composições lindas e importantes para viola instrumental que se impuseram como referências, cito e sugiro algumas publicações e registros de trabalhos que conheço para auxíliar aqueles que desejam conhecer métodos e o repertório instrumental existente hoje para violas solo, de duo ou trio ou para orquestra. 

A sugestão apresentada aqui está sendo elaborada com o conhecimento que tenho desse material. São fontes que uso ou com as quais já tive contato e conheço. Há outras publicações em vários formatos que ainda não conheço e que são igualmente importantes na construção desse acervo. Portanto tentarei a cada dia incluir de alguma forma uma nova referência. Portanto este post não será estático. A cada momento ele sofrerá acrécimos de novas referências.

Essa singela postagem tem o intuito de registrar uma lista crescente de publicações que se impõe pela relevância ao aprendizado, desenvolvimento e na constução do acervo de Livros, Métodos, Partituras, Tablaturas e Composições instrumentais para as violas de cocho, caipira, buriti e outras espécimes de violas brasileira. Portanto se você conhece algum material com alguma relevância e que seja importante socializá-lo, sinta-se a vontade para compartilhá-lo. Dê também a sua sugestão!

A lista abaixo segue uma cronologia inversa. Começa pelos últimos lançmentos das publicações até os primeiros que se tem notícia. Então vamos lá!

Bom proveito!
___________________________________________________________________________________



 UMA VIOLA RIO ABAIXO
De Angelim - Brasília: Thesaurus Editora, 2014
128p.il; 28cm
ISBN: 978-85-409-0266-4 
O livro aborda temas importantes, como escalas, ponteios, cifras, partituras e tablaturas. Sempre focando a afinação Rio Abaixo.
Você encontrará desde estudos mais simples, criados especialmente para o livro, até tablatura de músicas consagradas, como Corumbá, de Almir Sater e Guilherme Rondon; Das Bandas do Poente, de Valdir Verona e Esplendor, de Sidnei de Oliveira, música vencedora do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola de 2004.

Produzido pela CulturArte Produções Artísticas e Audiovisuais, o livro possui 128 páginas e foi impresso com recursos do sistema "Catarse" que é um sistema de ficanciamento coletivo. Acompanha partituras, tablaturas e alguns acordes usados na viola brasileira na afinação Rio Abaixo. Não acompanha CD e DVD.
 O livro pode ser encontrado em 
__________________________________________________________________________________

CANTANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA:
Música Caipira e Enraizamento

de VILELA, Ivan
São Paulo - Editora: EDUSP - 2013

ISBN 10: 85-314-1446-6
ISBN 13: 978-85-314-1446-6
Formato: 16x23 cm
Nº de Páginas: 328 pp.
Peso: 532 g


“O nome de Ivan Vilela está associado, no mundo dos que amam nossa música popular, a um extraordinário virtuose da viola caipira, que não só nos deu a conhecer a melhor tradição do seu instrumento como compôs melodias de beleza e vibração inesquecíveis. A obra que o leitor tem pela frente desvenda a outra face de Ivan Vilela: o solista e compositor comparece aqui como o intelectual que pensa a sua arte e a situa no contexto maior das 'culturas brasileiras', como prefiro chamar a rede complexa de valores e formas vividas pelo nosso povo.” Assim Alfredo Bosi apresenta o autor e o livro no prefácio de Cantando a Própria História. Ivan Vilela estuda a evolução da viola desde suas origens árabes e ibéricas até os dias atuais, detalhando aspectos técnicos do instrumento, a riqueza de variações, as afinações, para em seguida voltar seu olhar para o violeiro em seu processo de passagem da zona rural para a urbana. O livro é acompanhado do CD Paisagens, no qual o compositor executa músicas de sua autoria e de outros compositores. 
__________________________________________________________________________________


VIOLA CAIPIRA - Arranjos Instrumentais de músicas tradicionais para solo, duo e trio de violas 
de, Amaral, João Paulo
Campinas, SP: Ed. do autor, 2008
ISBN:978-85-909008-0-1

Apresenta uma coleção de partituras para solo, duo e trio de violas. O livro, com arranjos organizados de forma progressiva e escritos em partitura e tablatura musical, traz os toques dos principais ritmos e gêneros da música caipira, destinando-se a violeiros iniciantes e avançados. Acompanha CD com gravações de todas as músicas, em versões para afinações cebolão em ré e cebolão em mi. 
As músicas registradas são:
Peixinhos do mar  marujada / cururu
Peixe-vivo  catira / moda-de-viola
Beira-mar  contradança / cateretê
Moreninha se eu te pedisse  modinha
Cana verde  cana-verde
Pagode do véio*  pagode caipira
Garça branca  siriri / polca mato-grossense
Cuitelinho  toada / folia
Brejeiro**  tango brasileiro / maxixe
* de autoria de Messias da Viola / ** de autoria de Ernesto Nazareth
Este livro foi contemplado no Prêmio Ney Mesquita da Cooperativa de Música 

 O livro pode ser encontrado em
__________________________________________________________________________________




Livro e DVD Violeiros do Brasil são os lançamentos de 2008 do Projeto Memória Brasileira. O documentário exibe depoimentos dos instrumentistas e cenas do seu cotidiano, além dos shows de 1997, quando pela primeira vez violeiros de todo o país se apresentaram juntos no Sesc Pompéia, em São Paulo (SP), pelo Projeto Memória Brasileira.

Expõem em textos e imagens preciosidades do universo da viola e de onze de seus mais destacados instrumentistas.

Os violeiros retratados no livro e DVD são: Adelmo Arcoverde, Almir Sater, Braz da Viola, Ivan Vilela, Passoca, Paulo Freire, Pena Branca, Pereira da Viola, Roberto Correa, Tavinho Moura e Zé Mulato & Cassiano.

O livro Violeiros do Brasil tem prefácio da grande Inezita Barroso, fotos de Angélica Del Nery, coordenação editorial de Adriana Amback e Myriam Taubkin, projeto gráfico de Teresa Maita e Roberta Asse, produção de Luana Gorayeb.
O livro também presta um serviço aos interessados no assunto: lista em verbetes e contatos os violeiros e luthiers em atividade no Brasil, uma pesquisa de Rafael Marin.

O DVD Violeiros do Brasil tem fotografia, edição e direção de Sérgio Roizenblit; entrevistas por Myriam Taubkin, Sérgio Roizenbli e Angélica Del Nery; som direto, gravações e mixagem por Clement Zular, Áudio Portátil; projeto gráfico da capa e encarte: Teresa Maita e Roberta Asse.

__________________________________________________________________________________

VIOLA INSTRUMENTAL BRASILEIRA - 2005
livro de partituras com cd 
Organização:  Andréa Carneiro de Souza
Formato: 21x28 cm
204 páginas
CD encartado
ISBN 85-99616-01-3
Em formato de livro de partituras, com CD encartado, Viola Instrumental Brasileira é um trabalho inédito, organizado pela violeira e pesquisadora carioca Andréa Carneiro de Souza, que busca a preservação e a difusão de “ponteados”, “toques” e temas característicos da viola, que hoje se encontram restritos aos violeiros tradicionais e, assim, dispersos ou em via de extinção. Distantes dos grandes centros urbanos, os violeiros se valem apenas da tradição oral dos próprios músicos para a transmissão e a absorção dos conhecimentos ligados ao instrumento e, dessa forma, constroem e reconstroem a tradição da viola no Brasil. Foram selecionados 11 violeiros de diversas regiões do país. As faixas foram gravadas ‘in loco’ para evitar que quaisquer recursos de estúdios descaracterizassem a originalidade das composições. 
___________________________________________________________________________________


ROBERTO CORRÊA - COMPOSIÇÕES PARA VIOLA CAIPIRA 

Brasília, 2004 - (Edição do Autor)  55 páginas - 32 cm / ISBN 85-901603-2-7

Livro com as transcrições de algumas composições do violeiro e pesquisador Roberto Corrêa para viola caipira solo, em partitura e tablatura. Na parte introdutória, encontra-se uma breve descrição da sinalização de leitura musical, de dinâmica e de efeitos e ornamentos, algumas específicas para viola caipira. A padronização da escrita musical é a mesma utilizada no livro e método A Arte de Pontear Viola (Viola Corrêa, 2000), onde as técnicas aqui empregadas estão apresentadas e desenvolvidas.
Como referência, as gravações das músicas podem ser encontradas nos álbuns:
Viola Caipira, um pequeno concerto (Kuarup, 1989)
Reqüenqüem
Anti-viola
Lacuticho
Araponga isprivitada

Uróboro (Viola Corrêa, 1994)
Pinguela da fonte
Folia desmilingüida
Araponga isprivitada
Cocho do valo
Baião do pé rachado
Anti-viola
Lacuticho

Extremosa-rosa (Viola Corrêa, 2001)
Mazurca do viajor

Algumas músicas sofreram pequenas alterações, aprimoramentos, ajustes, e, finalmente, estão aqui escritas na sua versão definitiva.
(Roberto Corrêa na Apresentação do livro)

 O livro pode ser encontrado em 
___________________________________________________________________________________

 Viola-de-Cocho: método prático.
de: Viola,Braz da. São Paulo: Edição do autor, 2004. - 28 pag.

Método acompanhado de CD de audio para a afinação Canotilho Solto.
Traz dicionário de acordes organizado por campo harmonico com tríades e tétrades e suas inversões.
Exercícios práticos, peças para tocar e escalas.
Além de ritmos especificos da viola de cocho, traz também algumas sugestões de ritmos para usar neste instrumento.
O método usa tablaturas espelhadas, de fácil assimilação para iniciantes. Traz duas peças instrumentais simples - "Inhuma no Cocho" e "Serelepe"

 Encontrado no Site do Autor. Buscar em: http://www.brazdaviola.com.br/loja.php

__________________________________________________________________________________





Ponteios, O Pulo do Gato.
de: Viola,Braz da. São Paulo: Edição do autor, 2004.
Método para a afinação Cebolão em RE maior.
Este método faz um estudo detalhado a técnica mais antiga usada para fazer solos de viola, traz todos os padrões de ponteio passo a passo, de maneira que, ao fim do material o violeiro ja tenha dominio total da técnica.
O material esta organizado de maneira a facilitar também o uso em salas de aula para os professores de viola.
O Moédão, ou ponteio possibilita ao violeiro fazer solo, harmonia e marcação ritmica ao mesmo tempo.
O método é progressivo e acompanhado de CD de audio.
Usa tablaturas espelhadas, de fácil assimilação pelo iniciante.


Encontrado no Site do Autor. Buscar em: http://www.brazdaviola.com.br/loja.php
__________________________________________________________________________________
 


TOCADORES – HOMEM, TERRA, MÚSICA E CORDAS 
 (Olaria, 2002.). Com Lia Marchi e Juliana Saenger. Patrocínio: Petrobras
O projeto Tocadores surgiu no final do ano de 1998, de um profundo desejo de conhecer as raízes culturais da música de tradição oral do Brasil, e de olhar esse saber pela porta dos homens e mulheres que são seus conhecedores e mantenedores, os que dão sentido a uma expressão artística guiada pelo dia-a-dia da memória preservada.

O trabalho seguiu um caminho particular, traçado e redescoberto a cada nova etapa, sempre com a preocupação de registrar a realidade desses artistas e o encontro com eles em uma pluralidade de sentidos – musicais, históricos, pessoais – conservando a singularidade, o relato de vida e a diversidade de experiências.

O livro é um dos resultados da pesquisa realizada em duas regiões do país: Brasil Central (entorno do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais) e Litoral Sul (Santa Catarina, Paraná e São Paulo), que agora se materializa nesse registro. Corresponde à somatória dos olhares dos envolvidos na sua produção: os autores, a equipe de campo, os colaboradores e os tocadores entrevistados, que seduzem com a densidade de seu universo humano e musical.

Esta obra é acessível não só a músicos ou pesquisadores, mas a todos que queiram conhecer e se aproximar das tradições musicais do nosso país e de seus mestres: violeiros, rabequeiros, foliões, fandangueiros, artistas populares.

Nos capítulos Homem, Terra, Música e Cordas, as narrativas se entrelaçam como a própria vida: múltipla, interligada, em movimento, envolvendo o leitor nos cenários desta aventura. No capítulo Tocadores, os grandes narradores desta história dividem com o leitor, por suas próprias vozes, sua maneira de ser no mundo e na arte, trazendo para o livro o olhar do outro lado da porta que desejamos abrir.

Estão nesta publicação muitas realidades sobrepostas, a alma brasileira, pura, inteira, musical, ligada às antigas tradições do nosso país, que sempre encantou e sem dúvida encantará o leitor.

(Lia Marchi na Apresentação do livro)
__________________________________________________________________________________

Uma melodia histórica: eco/cocho/cocho-viola/viola-de-cocho
de, SANTOS, Abel. Viola-de-cocho:
Novas Perspectivas. Cuiabá: Ed.
UFMT, 2002.

A viagem do alaúde do Irã do século VII a.C., passando pela guitarra latina do Império Romano, pela viola burguesa, que registra afinação idêntica à viola-de-cocho e à guitarra dos fados de Coimbra e à viola de mão, em Portugal, encontra similar no Brasil, segundo Gregório de Mattos Guerra, no século XVII, numa viola feita de cabaça de “tocar rasgado”, que consiste em ferir todas as cordas de uma vez.
Assenta-se, por fim, em Mato Grosso na região do Cuyaverá-Cuiabá (lontra brilhante) e enriquece o imaginário da gente mais simples destas paragens.
Assim é que a viola-de-cocho, juntamente com o ganzá, o mocho e o adufe constroem o cururu e o siriri na dança de São Gonçalo, no boi-à-serra, representando as mais puras, autênticas e legítimas manifestações culturais dos ribeirinhos, dos pobres e dos escravos identificados, como ela, com o chão, a terra e o rio. Sobre o trabalho de Abel, o professor Elias Alves de Andrade diretor do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, destaca que é minucioso e preciso nos dados que apresenta. “Uma Melodia Histórica: eco/cocho/cocho-viola/viola-de-cocho sem dúvida constitui-se numa importante e decisiva contribuição para a cultura mato-grossense, não somente pelo registro histórico de parte significativa da alma da cuiabania, mas também como a valorização e o reconhecimento da capacidade de um povo de adaptar e dar vida nova a um instrumento rico e surpreendente que enfeita a vida e as artes desta terra”. 
__________________________________________________________________________________


UM TOQUE DE VIOLA - 10 peças para tocar
 
Viola, Braz da. São Paulo: Edição do autor, 2001.
Caderno de repertório com dez peças de musica instrumental  com níveis de dificuldade diferentes.
Embutidas nas péças estão diferenciadas técnicas de mão direita para viola caipira.
O caderno usa tablaturas espelhadas e um CD de audio com as musicas em tempo real.


Encontrado no Site do Autor. Buscar em: http://www.brazdaviola.com.br/loja.php
___________________________________________________________________________________




VIOLA BRASILEIRA E SUAS POSSIBILIDADES
de, Deghi, Fernando - São Bernardo do Campo - SP - 
Editora: Violeiro Andante -2001
Álbum de música escrito em português e espanhol, contendo textos, contos e poemas acompanhados de partitura e tablatura de 06 composições para viola solo do próprio autor. Apresenta desenhos de André Luiz. Com capa e projeto gráfico do próprio autor.
O livro vem acompanhado de um CD que contém as músicas transcritas e alguns textos falados pelo violeiro. As músicas foram gravadas e transcritas na afinação Cebolão em Mi e Rio Abaixo.

As músicas registradas e acompanhadas de contos e poemas são:  



Viola e seus mistérios

Cavalgada

Riacho Docê

Não mexe comigo

*Minuetando em Bá maior nº 1

**Ave Maria 



*Autoria de Clodomiro Martins /  **Autoria de Gounod - Arranjo de Fernando Deghi



O livro pode ser virtualmente encontrado em 

___________________________________________________________________________________



A ARTE DE PONTEAR VIOLA


(Edição do autor, 2000)

Re-impresso pela Viola Corrêa em 2000, 2002 e em 2008, 259 páginas
  
A Arte de Pontear Viola é resultado de mais de vinte anos de trabalho do violeiro Roberto Corrêa e foi elaborado a partir de sua experiência no ensino de viola, desde 1985, e de suas pesquisas sobre as tradições do instrumento.
O Método é trabalho original do autor. Apresenta, de maneira acessível, sua técnica, desenvolvida a partir de referências distintas: o conhecimento musical dos “violeiros tradicionais”, a escola do violão e a música caipira.
Neste livro Roberto Corrêa revela e disponibiliza didaticamente ao público os “segredos” de sua técnica, e introduz, no âmbito do conhecimento formal, o ensino e a aprendizagem da arte da viola.
À música caipira – gênero fortemente identificado com viola – o autor dedica tanto um capítulo teórico (com sua análise sobre o tema) como destrincha, na prática, seus principais ritmos, através de lições e referências discográficas.
O Livro
Contém ampla pesquisa sobre a viola e a sua música
Traz Método completo para o ensino e aprendizagem da viola, para iniciantes e iniciados.
Apresenta todas as lições em Partitura, Tablatura e Áudio
Acompanha CD com todas as lições gravadas
Possui 259 páginas, com ilustrações e mais de 50 fotografias

Seções do Livro
Parte Especulativa
Seção teórica com os seguintes capítulos:
- Viola de arame
Trata da viola, sua origem, suas variações, seus tamanhos e partes, suas afinações no Brasil, seu encordoamento e seus tocadores; e da entonação que é procedimento para ajuste da afinação do instrumento
- Viola de cocho
Trata da viola de cocho, instrumento típico mato-grossense
- Música caipira
Trata da música tradicional caipira, do estilo das duplas caipiras e da música caipira na atualidade

Parte Prática
Método prático com mais de 80 lições em Partitura e Tablatura.
Apresenta os seguintes capítulos:
- Mecânica das mãos
Técnicas para desenvolvimento da mão direita e da mão esquerda do tocador
- Acompanhamento
Álbum de acordes e as principais Progressões Harmônicas
- Ritmos da música caipira: referências e práticas
Apresenta 21 ritmos da música caipira, referências discográficas e exercícios para prática.
- Estudos Progressivos
Apresenta 25 Estudos para o desenvolvimento técnico do violeiro nos principais fundamentos do instrumento

Acompanha o livro um CD, com 72 faixas, com a gravação de todas as lições.

 O livro pode ser encontrado em 

___________________________________________________________________________________


Método prático para a afinação Cebolão em RE maior.
Acompanhado de CD de audio, traz dicionário completo de acordes organizado em campo harmonico com tríades e tétrades, acordes ornamentados e inversões de acordes com tabella de reharmonia.
Traz também um dicionário de acordes completo organizado da mesma maneira para a afinação Rio Abaixo.
Alem de escalas duetadas nas digitações horizontal e vertical, peças para tocar usando técnicas de ponteio, dedilhados, troca de pares e toques de viola.
Também traz ritmos específicos para viola como Pagode, Cateretê, Chamamé, Guarania, Rasta-pé, caxinguelê e recortado.

Para adquiri-lo, entre em contato com a EDITORA RICORDI  ou por telefone (11) 3331-6766

___________________________________________________________________________________



Música caipira: da roça ao rodeio

NEPOMUCENO, Rosa. Música caipira: da roça ao rodeio. 

São Paulo: Editora 34, 1999.

Esse é o título de um excelente livro que conta a história da música caipira e descreve seus personagens mais importantes. A autora Rosa Nepomuceno busca suas origens mais remotas, a popularização promovida a partir de Cornélio Pires, apresenta seus artistais mais importantes, as mudanças e tranformações graduais, a perda de espaço para outros estilos musicais, até o quase ocaso desde o nascimento da “moderna música sertaneja” — esse popular vale-tudo country-brega-romântico com leve sotaque caipira. 

Trechos do livro pode ser visualizado em: http://books.google.com.br/books?id=rk2BO6sDiSQC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

___________________________________________________________________________________