Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Caminhos de um ator atuante


COMO SE TORNAR UM ATORATORES QUE SE PRODUZEM.

Caminhos de um ator atuante




Ser ator não é tão difícil...
Há muitos caminhos que podemos seguir para mostrar nossa arte. Por que e pra que são perguntas que eu não saberia responder. Mas para quem, é a pergunta que nos move. E simplesmente atuar é a própria resposta. E por esse caminho muitas vezes solitário e doloroso encontramos exemplos que muitas vezes não queremos seguir. As vezes não sabemos o por que. Só sentimos que não são bons. Então devemos aprender conjuntamente com o ato de atuar a dizer "não". Mas também muitos são os bons exemplos que nos inspiram e nos tornam melhores. 

 Paulo Autran durante ensaio de sua última peça teatral, "O Avarento", em São Paulo, 2006. Foto: AE

Devemos nos capacitar constantemente. Estudar muito. Ler muito. Praticar muito. Acredito que devemos nos vigiar sempre. Vigiar para não se perder em um mercado exigente e "sufocante" e com muitas possibilidades. Mas tudo isso é vago. As palavras são lançadas ao vento e muitas vezes não há tempo de entendê-las. Então devemos saber que atuar é a ação nescessária de um ator. Ação é o seu verbo primeiro. Atuar com ação! Atuar sempre e com inteligência. 

  Cacilda Becker em Esperando Godot (1969), Foto: Divulgação

Não é tão difícil encontrarmos outros profissionais com problemas e questões parecidas com a minha, com a nossa. Como viver da minha arte? Como ganhar dinheiro atuando? Como me tornar um ator atuante? Como ser reconhecido e respeitado e etc. Muitas são as questões. Mas também muitas são as respostas. Talvez isso ajude a complicar ainda mais o caminho. Afim de minimizar as questões e ajudar nas escolhas publico uma série de três vídeos muito interessantes que vão nos ajudar na travessia. 

Antonio Nóbrega. Foto: Walter Carvalho

São vídeos com a entrevista do professor, diretor e ator André Grecco falando um pouco sobre os passos necessários para se tornar um ator, e profissionais que se destacaram no mercado por realizarem seus projetos, assumindo a função de produtores. As histórias são inspiradoras para muitos atores que pretendem produzir os seus sonhos, conseguindo assim, uma maior estabilidade na carreira.
Esses três vídeos são alguns dos muitos produzidos pela TV Guia do Ator que faz parte do portal Guia do Ator, site criado em fevereiro de 2009 e que visa centralizar informações e oferecer ferramentas para ajudar na carreira de atores e produtores. No site você encontra informações de testes, cursos, editais, projetos culturais, espetáculos, notícias do mercado artístico, além de programas da TV Guia do Ator.
Então aproveite a sugestão e se gostar veja os outros tantos vídeos de entrevistas.

COMO SE TORNAR UM ATOR - TV Guia do Ator (Programa 39)


ATORES QUE SE PRODUZEM - TV Guia do Ator (Programa 42) 

 

ATORES QUE SE PRODUZEM - PARTE 2 / PROAC, ROUANET E NF - 



E não nos esqueçamos nunca de nossas palavras mágicas: Perseverança, paciência, ousadia, trabalho, sonhar, reinventar, atuar com inteligência e etc. Alguma outra sugestão?


Saiba mais sobre o Sitio Guia do Ator acessando: http://www.guiadoator.com.br/