Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

terça-feira, 31 de julho de 2012

PROSA DE VIOLAS: UM SUCESSO COMPARTILHADO.

(Foto: Adriane Santi)

 O sucesso de uma idéia será maior quanto maior o número de pessoas compartilharem da mesma. 
Assim foram as apresentações, realizadas nas belíssimas ruinas do Centro Cultural Municipal Parque das Ruinas, do recital de violas PROSA DE VIOLAS. Foram duas apresentações completamente lotadas de um público especial e seleto, realizadas nos dias 14 e 28 de Julho.

      Além do público apreciar um espetáculo singelo e divertido, com repertório prazeroso entremeados de poesia e causos de violeiro, pôde também degustar uma comida especial acompanhada de um cafezinho quentinho e uma legítima cachaça mineira. Nosso intuito foi aproximar o público de uma maneira especial ao universo da viola caipira e viola de cocho, através da música, causos, poesia e gastronomia. Sabemos que são muitas as tradições que envolvem a viola, portanto são muitos os seus "universos". Mas temos certeza que o caminho se inicia com essas apresentações no Parque das Ruinas. As nossas violas brilharam na cidade do Rio de Janeiro no aconchegante bairro de Santa Teresa.
 
     Igualmente brilhantes foram as participações de nossos queridos amigos que tanto esmero dedicaram ao espetáculo. Consequência certa: o sucesso. As imagens ficaram lindas nas fotos de minha querida "Gauchinha" Adriane Santi. O cuidado e paciência que a Urucum na pessoa do Eduardo Bernardt deram à arte gráfica. Pude dividir as receitas dos nossos deliciosos quitutes com a D. Marizeth, além de ficar com receio das pessoas gostarem mais do pão de queijo e da cachaça mineira de minha amiga Milena Lima do que das violas! O carisma e presença marcante nas apresentações iniciais do meu "irmão", o ator Dionis Tavares. O inesperado, inteligente e fofo apoio de Anauã Vilhena. Os conselhos e observações de Daniel Zandona e Eveli Ficher. Sem esquecer do importante apoio do pessoal do Parque das Ruinas nas pessoas do Gilson e Carlos (Técnica). Tenho certeza que me esqueci de muitos amigos. Perdão e Gratidão a eles.

    Muitas foram as emoções compartilhadas. Muitas pessoas voltaram afim de compartilhar uma segunda vez e de nos apoiar nesse singelo sonho. Tentar entender um pouco a alma brasileira tentando entender um pouco a alma da viola. Ao especial público presente, atribuímos a responsabilidade por tornar o Prosa de Violas um momento único. E parafraseando mais um pouquinho meu parceiro Fábio Neves: são esses momentos únicos o grande tesouro que carregamos em nossas vidas! 



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quem influenciou quem?

Uma representação visual das ideias: quem influenciou quem?

    Um americano chamado Brendan Griffen resolveu medir o quanto cada pensador influenciou as ciências humanas. Ele mapeou todos os artigos da Wikipedia para medir a influência de filósofos e escritores famosos e construiu uma representação visual dessa rede de pensadores.
     Quanto maior a influência, maior o nome do filósofo no gráfico. As cores também separam os autores por época e estilo: em vermelho, os filósofos do século XIX e XX; em laranja, estão os autores de ficção científica.
   Os autores alemães são os mais influentes do pensamento ocidental. Segundo o gráfico elaborado por Griffen, o filósofo Friederich Nietzsche é o pensador mais influente da história. Em seguida, dois outros pensadores alemães, Marx e Hegel. Quais desses pensadores você já leu ou ouviu falar?
 
FONTE:  YAHOO, http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/uma-representa%C3%A7%C3%A3o-visual-das-ideias-quem-influenciou-quem-183413310.html