Contato

Contato: dumachado10@yahoo.com.br

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lá no cerrado um dia FOI assim

(Foto: Du Machado)

“Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador... O Urucuia vem dos montes oestes. Mas, hoje que na beira dele, tudo dá – fazendões de fazendas, almargem de vargens de bom render, as vazantes; culturas que vão de mata em mata, madeiras de grossura, até ainda virgens dessas há lá. Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães,é questão de opiniães... O sertão está em toda parte... O sertão é do tamanho do mundo...”
 
(Grande Sertão: Veredas; João Guimarães Rosa)

 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

RECITAL DE VIOLA CAIPIRA E DE COCHO

Acho que pra você entender um pouco a alma brasileira você tem que entender um pouco a alma da viola”.
(Arte Gráfica: URUCUM - Eduardo Bernardt)
 
  Viola caipira, viola cabocla, viola de dez cordas, viola de pinho, viola brasileira, viola de 
 arame, viola do capeta, viola sertaneja, mocinha, delicada. Independente do formato, do uso, da maneira de tocar, de afinar, a viola jamais perderá sua sonoridade puramente brasileira. E estará vinculada a uma série de manifestações culturais tradicionais do nosso povo, fruto da miscigenação das culturas diversas. Ela expressa “a identidade de um universo cultural povoado de bichos, gente, santos, mitos, lendas e histórias fundamentais para a manutenção da riqueza simbólica de nosso país”.
 E é com essa idéia que as violas de Du Machado e Fábio Neves serão apresentadas no Centro Cultural Parque das Ruinas em Santa Teresa no Rio de Janeiro. Serão somente duas apresentações do recital Prosa de Violas nos dias 14 e 28 de Julho às 16 horas.

 O Prosa de Violas é um projeto idealizado em 2011 pelos músicos Eduardo Machado e Fábio Neves criado para valorizar a produção cultural da viola caipira e da viola de cocho. Sua proposta artística reúne um roteiro formado por músicas selecionadas do cancioneiro tradicional e por peças instrumentais, escolhidas por favorecerem as peculiaridades dos instrumentos, bem como as performances dos violeiros. O projeto evidencia as diferenças de linguagens musicais, tais como toques, ritmos e ponteados, praticadas conforme sua incidência geográfica, somando a isso o emprego de causos e poesias apresentados com artifícios cênicos. Seu diferencial é levar ao público fluminense os universos simbólicos, culturais e de crenças que envolvem a magia da viola caipira e também da viola de cocho.
S E R V I Ç O
Recital de violas PROSA DE VIOLAS
Local: Centro Cultural Parque das Ruinas.
Rua Murtinho Nobre 169
Santa Teresa - Telefone: (21) 2215-0621 e (21) 2224-3922 - Rio de Janeiro
Dias 14 e 28 de Julho às 16 horas
Entrada Gratuita
 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

VOA VIOLA


ATENÇÃO RIO DE JANEIRO

Um show imperdível para os amantes da boa, velha e inesquecível viola brasileira.
 O instrumento é o grande homenageado do festival nacional Voa Viola, que chega à sua segunda edição
Na 2.ª edição do Voa Viola – Festival Nacional de Viola, o projeto de mapeamento da viola no Brasil se expande e mostra a diversidade do uso instrumento em shows que percorrem quatro capitais entre maio e junho, nas cidades de Cuiabá, Porto Alegre, Manaus e Rio de Janeiro.
 E para quem estiver no Rio de Janeiro no dia 14 de Junho poderá assistir no Teatro Carlos Gomes um show de violas.




VEJA A PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS NAS QUATRO CAPITAIS ESCOLHIDAS


  • Cuiabá - 3 de maio de 2012 / Cine Teatro Cuiabá, 20h
  • Tietê e Passaúna
  • Viola da Terra
  • Chico de Assis e João Santana
  • Fernando Deghi
  • Orquestra do Estado do Mato Grosso



  • Porto Alegre - 23 de maio de 2012 / Theatro São Pedro, 21h
  • J.Prado e Marcos Henrique
  • Chão de Areia
  • Bilora
  • Rogério Gulin
  • Cida Moreira e Passoca



  • Manaus - 02 de junho de 2012 / Teatro Amazonas, 21h
  • Viola Arranjada
  • Felipe e Fernando
  • Edmilson Ferreira e Antonio Lisboa
  • Juliana Andrade
  • Chico César



  • Rio de Janeiro - 14 de junho de 2012 / Teatro Carlos Gomes, 19h30
  • Orquestra Paulistana de Viola Caipira
  • Marcelo Loureiro
  • Joilson e Juliano
  • Miltinho Edilberto
  • Egberto Gismonti

  • PARA SABER MAIS ACESSE



    Pinho Brasil na série "Quintas no BNDES"

    Pinho Brasil na série "Quintas no BNDES"

    (Foto: Carol de Hollanda)
     
    Neste ano o BNDES comemora 60 anos da série Quintas no BNDES, que ao longo de seis décadas vem oferecendo ao público do Rio de Janeiro apresentações semanais com os melhores músicos do país.
    Contando com uma programação semanal, a série receberá no dia 12 de julho, às 19hs, os músicos Fábio Neves (cordas) e Márcio Valongo (percussão) para a apresentação do show 
     “Pinho Brasil – Madeira de Lei”
    O trabalho foi idealizado em 2008 com o intuito de agrupar num mesmo projeto as obras de grandes mestres da música e compositores contemporâneos, para apresentar ao público um repertório dinâmico, unindo conteúdo popular e erudito, em linguagem rural e urbana, com músicas selecionadas em diferentes cantos do país.
    Assim, a originalidade está garantida com a nova roupagem do repertório, a partir da elaboração de arranjos musicais feitos pela dupla e também por grandes nomes da música instrumental. Outras novidades também são prometidas para o show, com as participações de Ramon Araújo e  Du Machado.

    Para conferir o PINHO BRASIL - MADEIRA DE LEI, o interessado poderá retirar seu ingresso no dia, a partir das 18hs, ou confirmar sua reserva acessando www.bndes.gov.br/quintas.

    FONTE: http://fabionevesviolao.blogspot.com.br/
     

     

    Elephant Gun

    Elephant  Gun 

       Se diz que "Elephant Gun" é o nome que se dá para uma arma utilizada para caçar elefantes e outros animais de grande porte.
         A música Elephant Gun ficou conhecida como tema dos protagonistas da microssérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela Rede Globo em 2008. Com essa recente aparição em rede de televisão aberta, a música do Beirut conquistou notável lugar como Top Música (as mais procuradas) em vários sites brasileiros de letras de músicas.  
         Beirut é o nome da orquestra de Zach Condon, integrante principal, nascido em Santa Fé (Novo México), em 13 de fevereiro de 1986. A música do Beirut combina elementos folk do Leste Europeu, onde Zach passou uma temporada, pesquisando as sonoridades que caracterizam a banda. Instrumentos de sopro como a tuba, o bombardino e o acordeão compõem parte da orquestra regida por Condon, que tem o flugelhorn e o ukulele, instrumento geralmente com 4 cordas, semelhante ao cavaquinho. O ukulele foi uma alternativa que surgiu numa época em que estava impedido de tocar guitarra por ter machucado o pulso. Compartilho aqui o vídeo do Beirut com a música tema.


         Elephant Gun EP é um EP que faz parte dos discos B-side banda Beirut. O disco é composto por apenas três faixas riquíssimas pela produção que mixa elementos do indie rock com folk que lembra as músicas bálcãs. Extended play (EP) é uma gravação em vinil CD que é longa demais para ser considerada um compacto (single), e muito curta para ser classificada como álbum. Normalmente um álbum tem oito ou mais faixas e tem duração variando entre trinta e sessenta minutos; um compacto tem de 01 a 06 faixas e geralmente tem uma duração típica de dois a quinze minutos; um EP tem entre duas e oito faixas (somando os dois lados de um EP de Vinil ou o total de Faixas de (Compact Disc EP Single) e duração de 03 a 40 minutos.

    FONTE: Wikpedia e Youtube.com